O que fazer se o(a) pai/mãe não autorizar a viagem da criança
- advanaclaracoelho
- 11 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

Uma das grandes experiências que um pai ou uma mãe sonha em viver com o filho é uma viagem internacional, seja para conhecer um novo país, seja para visitar parentes que moram fora.
Ocorre que quando uma criança/adolescente vai viajar para o exterior, ela precisa estar acompanhada de ambos os pais ou, se estiver acompanhada de apenas um deles, o outro genitor precisa autorizar a viagem em documento com firma reconhecida.
Muitas vezes o problema surge nessa autorização, já que, normalmente motivado por problemas do relacionamento entre os pais, um dos genitores se recusa a permitir a ida. E então, o que pode ser feito?
Nesse caso, é possível pedir judicialmente o suprimento da autorização paterna ou materna para a viagem.
Para isso, é necessário demonstrar que a ida representa o melhor interesse da criança e que existe passagem reservada para a volta, além da própria negativa do outro genitor.
Assim, como em muitos casos a passagem já está comprada e a data da viagem está próxima, o mais recomendado é pedir uma tutela de urgência para que já seja decidido liminarmente - ou seja, antes do fim do processo.
Quando falamos de uma viagem para o exterior, a própria experiência por si só já representa o melhor interesse da criança, com a oportunidade de conhecer novos lugares, culturas e idiomas.
Portanto, o que é normalmente analisado é se já existe lugar para se hospedar no exterior, se a viagem irá impactar negativamente a rotina escolar do filho ou prejudicar algum tipo de tratamento médico realizado.
Não sendo este o cenário, é amplamente reconhecida pelos tribunais a possibilidade da autorização judicial para suprir a necessidade de autorização do outro genitor - que nega de maneira infundada a ida da criança.
Se esse for o seu caso, procure a orientação de um advogado especializado em direito de família, para que possa garantir de maneira rápida e eficiente que seja observado o melhor interesse do seu filho.






Comentários